segunda-feira, 30 de março de 2009

Fiódor Vladímirovitch Emelianenko "Fedor" - História


Fiódor Vladímirovitch Emelianenko (em russo: Фёдор Владимирович Емельяненко) nasceu em 1976 na região de Rubejnoe, Lugansk, Rússia. Filho de Olga Fiodorovna, professora, e de Vladimir Aleksandrovitch, soldador. É o segundo filho da família. Tem também uma irmã e dois irmãos, um deles, Aleksander, também lutador (inclusive também participou do PRIDE). Em 1978 sua família mudou-se para a região do St. Oskol Belgorod. O seu interesse por desportos de luta começou com o Judô e o Sambô. Em 1991 terminou a escola e entrou na faculdade a qual termina em 1994. De 1995 até 1997 serviu o exército Russo, onde continuou o seu interesse pelo desporto de combate. Em 1999 casou com Oksana. Em 1999 nasceu sua primeira filha, Macha. Em 2006, rompeu com sua esposa e começou uma nova família com sua namorada Marina. Em 29 de dezembro de 2007, sua segunda filha nasceu, Vassilissa. No seu tempo livre, ele gosta de ler, ouvir música.
Fiódor Emelianenko é amplamente considerado, há vários anos, como o melhor lutador de MMA do mundo, considerando igualmente todas categorias de peso, e por unanimidade o melhor lutador de MMA dos pesados (mais de 93kg). Com 1,83m de altura e 106.5kg, socos muitos rápidos e fortes, um fôlego de dar inveja, e com um dos melhores "Ground 'n' Pound" do mundo, Fiódor possui um registo de 31 lutas, sendo 29 vitórias, um No Contest - Accidental Cut (sem resultado, corte gerado por um golpe ilegal - cabeçada, foi um acidente entre Fiódor e Minotauro) e apenas uma derrota (cotovelada ilegal no 1ª round onde abriu um corte), a luta foi interrompida por pedido médico TKO - doctor stoppage, Fiódor ainda estava inteiro (na verdade fora o primeiro soco da luta, aos 17 segundos).
Um aspecto interessante da vida deste lutador, é o seu treino: dono de uma força descomunal, Fiódor não é praticante de musculação. O seu treino físico consiste em corridas de longa distância, trabalhos com elásticos, exercícios com o peso do próprio corpo, elevações de braços. Além disso, o campeão também realiza alguns exercícios algo estranhos. Num deles, utiliza uma pesada marreta, que usa para bater num pneu no chão. Talvez seja este o segredo da sua força e condicionamento físico fenomenal.
O lutador também é adepto de uma técnica de treino físico da Rússia, chamada "kettlebell". Consiste em uma esfera de ferro com uma espécie de alça para segurar. Com ela, é possível fazer uma variedade de exercícios, sendo excelente para o trabalho dos posteriores da coxa, bíceps femoral, região lombar e principalmente ombros. O peso de cada esfera varia muito, podendo-se encontrá-las pesando desde 10 kg até impressionantes 40 kg. Esse equipamento foi amplamente utilizado pelos militares soviéticos durante a Guerra Fria. À princípio, era apenas um projétil de canhão com alça utilizado como peso; hoje existem diversos exercícios que trabalham o corpo todo em poucos minutos.
Apesar de todas essas curiosidades acima mencionadas, oque podemos destacar no "Fedor" é o que os praticantes de artes marcias chamam de "sangue no olho", ou seja, uma vontade incrível de vencer, aliada a uma explosão de golpes. Muitos lutadores lutam como se estivessem treinando. Fedor ao dar um soco, faz isso como poucos. Ele parece um sujeito calmo, vê-lo lutar com toda sua vontade assusta. Os fãs brasileiros, costumam chamá-lo de "O allien", apelido justo, já que não parece ser humano dentro do ring.

0 comentários:

Publicidade

 
© 2007 Template feito por Templates para Você