Lyoto Carvalho Machida (Salvador, 30 de maio de 1978) é um lutador de MMA e karatê brasileiro. Apesar de ter nascido na capital baiana, Lyoto é radicado em Belém, capital do Pará.
Machida é filho do mestre em Caratê Yoshizo Machida. Lyoto iniciou seus treinamentos aos três anos de idade, com seu pai e mestre Yoshizo, mestre em Caratê que adaptou o estilo do Karatê Shotokan, criando um estilo próprio, hoje chamado também de Karate Machida.[1] Integra a equipe Black House ao lado de Antônio Rodrigo Nogueira, Antônio Rogério Nogueira, Anderson Silva, Paulo Filho, Ronaldo "Jacaré" Souza, dentre outros.
Compete atualmente no Ultimate Fighting Championship e já derrotou o ex-campeão da categoria médio (até 84 kg) Rich Franklin, o atual campeão da categoria leve (até 70 kg) B.J. Penn e o ex-campeão da categoria meio-pesado (até 93 kg) Tito Ortiz. Lyoto enfrentou Rashad Evans na disputa do cinturão dos meio-pesados no UFC 98, no dia 23 de maio de 2009, sagrando-se campeão da categoria meio-pesado com um nocaute no segundo round.
No UFC 104 enfrentou Mauricio Shogun pela defesa do cinturão dos meio pesados, ganhou por decisão unanime, este resultado deixou o público revoltado já que Maurício Shogun parecia ter sido mais agressivo, embora menos eficaz. O próprio presidente do UFC disse que haveria revanche.
Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[2]
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Lyoto Machida
Marcadores: Lutadores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário