quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ninjutsu - história


O Ninjutsu, também conhecido pelo termo Ninpō, é uma arte marcial japonesa (忍び術) que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões e assassinos (Ninjas) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas (físicas, mentais e espirituais) que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Após o período de guerras japonesas (Sengoku Jidai), a utilização de espiões caiu em desuso. Muitas escolas desapareceram e outras passaram ao anonimato, sendo responsáveis por manterem vivas as tradições até os dias atuais. Kunoichi (a mulher ninja) era utilizada para seduzir o inimigo, e utilizava-se de ervas para envenená-lo, matando-o ou tirando-o de combate por vários dias
O caractere principal nin (忍) é composto por 2 grandes caracteres. O caractere superior ha (刃) significa "fio da espada", e o caractere inferior kokoro (心) significa "coração" ou "alma". O caractere 刀 significa "espada" ou "lâmina". Juntos, eles significam "furtivamente", "secretamente", "treinamento" e "perseverança". Jutsu (術) significa "arte" ou "técnica". Pō (法) significa "conhecimento" e "princípios" quando encontrado com o prefixo nin que carrega o significado da arte ninja, ordem máxima do Ninjutsu. A visão popular é que Ninjutsu significa apenas "segredo" e "invisibilidade". No entanto, os praticantes dessa arte utilizam-no para suportar todas as dificuldades da vida.

A História do Ninjutsu

O Ninjutsu começou a mais de 800 anos atrás com as pessoas Ninja que moravam no Japão. A classe de guerreiros que dominava o Japão naquela época era chamada de Samurai. Eles controlaram a terra a suas pessoas. O lorde deles, o Shogun, era a única pessoa a quem os samurais respeitavam.

As pessoas serviram os guerreiros com seriedade. Uma pessoa nunca poderia acertar um Samurai, se fisesse isso, poderia custar a sua vida.

O Ninja não servia ao Samurai e vivia na região montanhosa e fria de Iga e Koga. Eles eram treinados em todas as artes de guerra. É dito que a arte deles é baseada no grande texto militar chinês escrito por Sun Tzu, A Arte da Guerra.

Por séculos os ninjas treinaram todas as artes marciais. Eles eram bons em espionagem a assassinatos a faziam isso de qualquer jeito possível. Mas seu treinamento também os levaram para alturas espirituais, eles levavam seus corpos e mentes a um nível que o resto dos humanos não conseguiam.

O treinamento de um Ninja começava logo que ele começava a andar. Os jogos de infância foram projetados para melhorar os combates desarmados, com espadas, armas, camuflagem, fuga a evasão. Com o tempo, os guerreiros ninja se tornaram temidos no Japão. Até mesmo o Samurai mais poderoso olhava para trás para ver se tinha algum ninja na região.

Pelos séculos, enquanto o Ninjutsu estava sendo praticado em segredo, ninguém sabia nada sobre a arte dos ninjas. Quando o Japão chegou a uma era moderna e o feudalismo entrou em colapso, os Ninjas foram para os serviços secretos do Japão. A explosão de artes marciais de 1970 viu dois homens procurando por algo diferente. Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu vivendo no Japão que veio de uma linhagem de instrutores de 800 anos. A arte foi trazidas para o ocidente.

Quando falamos de ninja, a imagem do assassino de preto que desaparece na fumaça é o que vem em mente. Isso não tem nada a ver com a realidade do estudo de Ninjutsu, ou "Ninpo". Ninpo é uma arte marcial tradicional japonesa que tem uma história rica de mais de 10 séculos. Desenvolvida como uma arte ilegal para os Samurais, o Ninpo ainda floresce hoje em dia pelo instrutor Dr. Masaki Hatsumi, 34° Mestre do Togakure Ryu Ninjutsu. Dr. Hatsumi é o último a verdadeiro Ninja descendente dos ninjas do Japão feudal. Os instrutores da BBD Newark Ninjutsu Club estão afiliados diretamente corn o sensei Hatsumi e o seu dojo internacional Bujinkan.

Ninpo é um título mais global para as nove ryu (famílias) relatadas. Po é o japonês para "caminho do princípio".

As armas para a pratica do ninjutsu são

Na verdade, toda e qualquer arma pode ser utilizada na prática do ninjutsu - inclusive objetos que não são considerados armar, como um guarda-chuva, um lenço, uma banqueta de madeira, etc. O que importa ao praticante é a capacidade de vencer o oponente em uma luta, independente se de modo justo ou injusto. Apesar desta característica, algumas armas foram associadas à figura do ninja, sejam por motivos históricos, seja pelo ideário envolvendo esses personagens. As mais frequentes são:

Ninja-to: uma espécie de espada, pequena e reta.
Wakizashi: uma espécie de espada, pequena e curva.
Katana: a tradicional espada dos samurais, ágil e letal.
Kama: uma pequena foice, utilizada usualmente para a colheita.
Kusarigama: uma Kama com o acréscimo de uma corrente acoplada em uma extremidade à Kama e na outra extremidade possui um peso de metal, com o intuito de desarmar o oponente - o tamanho da corrente varia.
Shaken: a famosa estrela ninja (Com mais de quatro pontas), trata-se de uma lâmina adaptada para arremesso.
Shuriken: As demais lâminas de arremesso
Kunai: uma adaga.
Bo: um bastão; pode ser um bastão de caminhada, de escalada, utilitário ou mesmo constituído para ser uma arma.

As 18 Disciplinas Ninja (Ninja Jūhakkei)

Seishin Teki Kyoko|Seishin-teki kyōyō (Refinamento Espiritual)
Taijutsu (Combate Desarmado)[1]
Kenjutsu (Arte da Espada)[2]
Shurikenjutsu (Lançamento de Shurikens)[3]
Sōjutsu (Arte da Lança)
Bōjutsu (Arte do Bastão Longo)
Naginatajutsu (Luta com a Naginata)
Kusarigamajutsu (Luta com Foice com Corrente)
Kayakujutsu (Arte dos Explosivos e Pirotecnia)
Hensōjutsu (Arte dos Disfarces e Camuflagem)
Shinobi-iri (Ocultação)
Bajutsu (Equitação)
Sui-ren (Treino Aquático)
Bōryaku (Estratégia Militar)
Chōhō (Espionagem)
Intonjutsu (Arte da Evasão)
Tenmon (Meteorologia)
Chi-mon (Geografia)

0 comentários:

Publicidade

 
© 2007 Template feito por Templates para Você